quarta-feira, 30 de maio de 2012

prof gabriel


Escola Basica Padre Manuel Alveres

Da disicplina: T.F.R.I










Nome:Cristiano Gomes

Data:15-5-2012

Ano:8ºG






Como revelar filmes e papéis fotográfico?

MATERIAL NECESSÁRIO:









1. Tanque, Espiral e Banheiras
2. Termómetro
3. funil
4. Copo Graduado 500 ml e 1000 ml.
5. Garrafa Escura, capacidade 1 litro, de preferência vidro cor âmbar, para armazenagem dos reveladores. O vidro e mais indicado, devido a sua facilidade de limpeza, ao contrario do plástico, cuja superfície porosa propicia a acumulação de resíduos. Para a revelação de filmes, o revelador tradicionalmente utilizado e o D 76 e para papeis de tom frio, Dektol.
6. Garrafas transparentes, capacidade 1 litro, para a estocagem das soluções de interruptor e fixador.
7. garrafa avulsa, também capacidade 1 litro, para a estocagem da solução de Kodak Photoflo (10 ml p/ 1 litro).
8. Porta negativos, plástico, de pH neutro.

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1) TEMPO DE REVELAÇÃO: O tempo de revelação depende de vários factores:

A) Marca e sensibilidade do filme. Tipo e diluição do revelador.
C) Temperatura do revelador.
D) Agitação.

Portanto, procure ter sempre a mão a bula do seu filme e consulte a tabela fornecida pelo fabricante. Lembre-se que os dados fornecidos podem variar em função de cada lote de fabricação, assim guarde sempre a bula do respectivo filme a ser revelado. LEMBRE-SE SEMPRE. A TEMPERATURA IDEAL PARA REVELAÇÃO É 20 C. A agitação recomendada e: 10 segundos iniciais e, depois agite 10 Seg. a cada minuto. Todo o revelador diluído, deverá ser descartado logo após o uso.

2) INTERRUPTOR: O interruptor e uma solução acida, geralmente composta de acido acético, acido cítrico ou de Bissulfito de Sódio. Sua função básica e neutralizar a alcalinidade da solução reveladora. Embora teoricamente, seu efeito seja imediato, recomenda-se, deixa-lo actuando durante 30 segundos sob agitação constante. Não descarte o interruptor. Sua capacidade e de 12 filmes p/ litro.

3) FIXADOR RÁPIDO: Sua função primaria e remover os sais de prata que não reagiram nem com a luz, e muito menos com o revelador, estabilizando assim a imagem formada. Para os filmes, partimos de uma regra básica: o tempo de fixação deve ser, no mínimo, o dobro em relação ao tempo para atingir a transparência do negativo. Não se aconselha a fixar por mais tempo para não comprometer a durabilidade da própria imagem. Não descarte o fixador. Sua capacidade e de 12 filmes por litro. Fixe sob agitação constante.

4) LAVAGEM FINAL : Para negativos, recomenda-se o uso de AUXILIAR DE LAVAGEM a base de Sulfito de Sódio (25g/litro), para neutralizar a acidez dos resíduos deixados pelo fixador. Após uma breve pré lavagem, de dois minutos, coloca-se o material no auxiliar de lavagem, também por dois minutos, e efectua-se a lavagem final durante 10 minutos. Tempos de lavagem superiores a estes não são recomendados, para não haver desprendimento da emulsão, e para não alterar as características originais do material.

5) KODAK PHOTOFLO: Prepare uma solução de 10 ml/litro. Tempo: 1 minuto. Função: eliminar resíduos de cloro e marcas de água durante a secagem.

6) SEGAGEM: Em estufa, 50 C., ou na falta do mesmo, box do banheiro.

Para guardar e arquivar seus negativos, utilize sempre porta negativos tipo “acid free”, de pH neutro. Estes não amarelam com o tempo e conservam melhor suas imagens.




1) REVELADOR KODAK DEKTOL,OU ILFORD BROMOPHEN proporção 1:2 - Tempo de Revelação: de 1(Multigrade) a 3 (Fibra) minutos. Temperatura: 18/24 C. Estas recomendações aplica-se tanto ao papel resinado, como também para o papel tipo fibra. Drene bem o revelador absorvido pelo papel, antes de submete-lo a etapa do interruptor.

2) INTERRUPTOR - (20 ml Ácido acético glacial /litro) Para papeis resinados, o tempo e de 10 segundos. Para papeis tipo fibra, 1 minuto. Não estenda o tempo de interrupção, para não prejudicar seus resultados. Drene bem o papel, antes de passar para a etapa seguinte. Não descarte o interruptor. Sua durabilidade e de 25 fls. 18 x 24 / litro.

3) FIXADOR RÁPIDO - Recomenda-se o uso de dois fixadores. Para papeis resinados, o tempo é de 15 segundos em cada banho, drenando bem antes de passar para o segundo fixador. Para os papeis tipo fibra, o tempo e de 1 minuto em cada fixador. A durabilidade do fixador em dois banhos e de 90 fls. 18 x 24 p/ litro. Descarte a solução do primeiro fixador, depois de processar aproximadamente 90 folhas e substitua o primeiro fixador pelo segundo. Coloque uma nova solução para o segundo fixador. Repita este procedimento, até que o primeiro fixador tenha sido substituído por 4 vezes. Descarte as duas soluções de fixador, e recomece com duas soluções novas.

4) AUXILIAR DE LAVAGEM - Utilize esta solução somente para os papeis tipo fibra. O tempo e o mesmo para negativos, dois minutos sob agitação constante. Coloque a quantidade de auxiliar suficiente para cobrir as copias a serem lavadas. Para os papeis tipo resinado, a lavagem final e feita directamente, logo após o segundo fixador.

5) LAVAGEM FINAL - Para os papeis resinados, lave as copias em água corrente, no máximo por 2 minutos. Os papeis tipo fibra, devem ser lavados também em água corrente, por 15 minutos, após serem submetidos ao auxiliar de lavagem. O jato de água devera ser forca suficiente para manter as copias circulando na banheira, e que água corrente passe por toda a superfície das copias. Use também tanques de lavagem com grades divisórias, que permitam a circulação da água em ambos os lados de cada cópia.

6) SECAGEM - Escorra o excesso de água. Os papeis resinados podem ser secos com ar quente, (secador de cabelos, por ex.) e os papeis tipo fibra em secadeira rotativa. Na falta destes, após escorrido o excesso de água, forre a mesa com uma toalha limpa, e coloque as copias com a imagem voltada para cima, e deixe secando a temperatura ambiente.

O ampliador funciona como uma espécie de projector de slides, colocado em posição vertical em uma coluna. A luz, proveniente de uma lâmpada especial, atinge o negativo e chega a objectiva, onde a imagem e formada, sendo finalmente projectada sobre o papel fotográfico. O tamanho dessa imagem e determinado pela distancia entre a objectiva e o papel. A objectiva possui um sistema de abertura de diafragma, igual ao das maquinas fotográficas, com a finalidade de controlar a intensidade de luz, e consequentemente a densidade do negativo. Isto implica dizer, que quanto mais denso ou escuro o negativo, maior será a abertura utilizada e vice-versa.

O ampliador é um equipamento insubstituível, pois foi projectado para executar uma tarefa que nenhum outro aparelho e capaz de fazer com a mesma exactidão.

A QUALIDADE DO AMPLIADOR

A qualidade de qualquer ampliador é determinada pelo seu projecto óptico, que se resume em dois componentes:

1)      CONDENSADOR

 Sistema óptico, composto de duas lentes plano convexas, cuja finalidade e a orientação adequada dos raios emitidos pela lâmpada, para que estes atinjam a área do negativo de maneira homogénea. O diâmetro desse condensador devera ser no mínimo igual a diagonal do negativo a ser ampliado. Para um negativo 35 mm, este diâmetro nunca poderá ser inferior a 50mm. Já para um negativo maior, 6×6 cm, por exemplo, este diâmetro não poderá ser inferior a 75 mm. O eixo óptico do condensador, por outro lado, devera coincidir rigorosamente com o centro da objectiva, para evitar distorções.

2)       

A OBJETIVA

Tem por finalidade cobrir a superfície do negativo a ser ampliado, e permitir esta operação com grandes aberturas do diafragma, sem causar qualquer tipo de aberração. Não devemos também esquecer que o comprimento da objectiva devera ter a mesma distancia focal da diagonal do negativo a ser ampliado. Ou seja, um negativo 35 mm, necessita de um condensador com diâmetro mínimo de 50 mm é de uma objectiva também de 50 mm.

            Ampliadores profissionais são munidos de diversas objectivas e condensadores, afim de poder ampliar qualquer formato de negativo. Estes dois componentes, CONDENSADOR e OBJETIVA, são essenciais para uma ampliação perfeita, pois estando um deles defeituoso, riscado, empoeirado ou mesmo com fungos ou de ma qualidade, será praticamente impossível obter um bom trabalho, pois diminuirá o contraste e reduzirá a nitidez da imagem. Os melhores condensadores e objectivas são de origem alemã, como a Schneider, Rodenstock e Leitz.


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